quarta-feira, 4 de agosto de 2010

INFORMAÇÕES DE MAJOR SALES

2.7 – Recursos Hídricos

Hidrogeologia:

Aqüífero Cristalino - engloba todas as rochas cristalinas, onde o armazenamento de águas subterrâneas somente se torna possível quando a geologia local apresenta fraturas associadas e uma cobertura de solos residuais significativa. Os poços perfurados apresentavam vazão média baixa de 3,05 m³/h e uma profundidade de até 60 m, com águas comumente apresentando alto teor de 480 a 1.400 mg/l com restrições para consumo humano e uso agrícola.

Aqüífero Aluvião - apresenta-se disperso, sendo constituído pelos sedimentos depositados nos leitos e terraços dos rios e riachos de maior porte. Estes depósitos caracterizam-se pela alta permeabilidade, boas condições de realimentação e uma profundidade média em torno de 7 metros. A qualidade da água geralmente é boa e pouco explorada.

Hidrologia:

O município encontra-se com 100% do seu território inserido na Bacia Hidrográfica do rio Apodi - Mossoró.

Riachos principais: riachos: Pintada, Suçuarana, Carrapateira

Açudes: Diamantina, Volta Redonda, Fazenda Nova, Canta, Galo, Lourenço, Covas, Javari.


2.3 – Formação Vegetal

Floresta Caducifólia - vegetação que apresenta espécies e folhas caducas que caem no período seco.

2.4 – Solos

Solos predominantes e características principais:

Podzólico Vermelho Amarelo Equivalente Eutrófico - fertilidade natural alta, textura argilosa, relevo ondulado e forte ondulado.

Uso: são bastante cultivados principalmente com milho e mandioca. O aproveitamento agrícola deve ser limitado às áreas com áreas com menores declividades e o controle a erosão deve ser intensivo. Na área de Bruno Cálcico a utilização é feita basicamente com a pecuária extensiva e alguma cultura de palma forrageira.

Aptidão Agrícola: regular para lavouras, regular e restrita para pastagem natural, apta para culturas de ciclo longo como algodão arbóreo, sisal, caju e coco.

Sistema de Manejo: baixo e médio nível tecnológico onde as práticas agrícolas dependem do trabalho braçal e da tração animal com implementos agrícolas simples.

2.5 – Relevo

De 400 a 800 metros de altitude.

Serras: Luiz Gomes e Croatá

Depressão Sertaneja - terrenos baixos situados entre as partes altas do Planalto da Borborema e da Chapada do Apodi.

2.6 – Aspectos Geológicos e Geomorfológicos

O município está situado em área de abrangência das rochas metamórficas que compõem o Embasamento Cristalino, de Idade pré-cambriana Média, variando entre 1.000 - 2.500 milhões de anos, onde predominam granitos finos e grosseiros, de coloração cinza a rósea, gnaisses e migmatitos variados, xistos e anfibolitos, às vezes cortados por veios de quartzo e pegmatito. O município encontra-se sobre uma superfície plana elaborada por processos de pediplanação.

Gemas

Água marinha - é considerada a gema mais abundante e valiosa do Rio Grande do Norte, tanto pela quantidade produzida como pelo valor da produção. Geralmente, a água marinha é encontrada em bolsões de dimensões variáveis e formas irregulares, dispostos aleatoriamente no interior dos pegmatitos, intimamente associada ao berilo industrial. A cor mais frequente da água marinha do Estado é azul claro, sendo o azul médio mais valioso e menos comum. A água marinha pode ser límpida ou apresentar inclusões sólidas e líquidas diversas, sendo também quebradiça e sensível a pressão. O tratamento térmico à temperatura de 400°C torna a cor azul mais escura e homogênea, aumentando o valor.

Recursos Minerais Associados

Complexo Gnáissico-Migmatítico - rocha ornamental especialmente migmatitos utilizado em piso e revestimento; brita e rocha dimensionada utilizada para construção civil.

Nome do Município: Major Sales

Lei de Criação: n° 6.298 Data: 26/06/1992

Desmembrado de: Luiz Gomes

Microrregião do IBGE: Serra de São Miguel

Zona Homogênea do Planejamento: Alto Apodi

Índice de Desenvolvimento Humano: 0,630

Esperança de Vida ao Nascer: 68,646

2. CARACTERIZAÇÃO FÍSICA

2.1 – Localização, Área, Altitude da Sede, Distância em Relação à Capital e

Limites

Coordenadas Geográficas: latitude: 6° 24’ 22” Sul

longitude: 38° 19’ 26” Oeste

Área: 31,97 km², equivalente a 0,06% da superfície estadual.

Altitude da Sede: 306 metros

Distância em Relação à Capital: 427 km

Limites: Norte – José da Penha e Luiz Gomes

Sul – Paraná

Leste – Paraná e José da Penha

Oeste – Luiz Gomes

2.2 – Clima

Tipo: clima tropical chuvoso com verão seco e estação chuvosa adiantando-se para o outono.

Precipitação Pluviométrica Anual: normal: ...

observada: ...

desvio: ...

Período Chuvoso: janeiro a maio

Temperaturas Médias Anuais: máxima: 32,0 °C

média: 28,1°C

mínima: 21,0 °C

Umidade Relativa Média Anual: 66%

Horas de Insolação: 2.700



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
SOU O STRR PMRN JOTA MARIA, NASCIDO NA CIDADE DE MOSSORÓ-RN.AQUI OS OESTANOS VÃO CONHECER A HISTÓRIA DOS MUNICÍPIOS DA MESORREGIÃO . OESTE POTIGUAR. TENHO O MAIOR ORGULHO DE SER MOSSOROENSE E OESTANO DO RIO GRANDE DO NORTE. SOU SOU TORCEDOR DO BARAÚNAS, O MAIS QUERIDO DE MOSSORÓ E INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE

PORTAL OESTE NEWS

PORTAL OESTE NEWS
O RN PASSA POR AQUI!- A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DO RN, COM 12 BLOGS E 988 LINKS, CRIADO A 28 DE DEZEMBRO DE 2008, PELO STPM JOTA MARIA, COMA COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR

Minha lista de blogs