2.7 – Recursos Hídricos
Hidrogeologia:
Aqüífero Cristalino - engloba todas as rochas cristalinas, onde o armazenamento de águas subterrâneas somente se torna possível quando a geologia local apresenta fraturas associadas e uma cobertura de solos residuais significativa. Os poços perfurados apresentavam vazão média baixa de 3,05 m³/h e uma profundidade de até 60 m, com águas comumente apresentando alto teor de 480 a 1.400 mg/l com restrições para consumo humano e uso agrícola.
Aqüífero Aluvião - apresenta-se disperso, sendo constituído pelos sedimentos depositados nos leitos e terraços dos rios e riachos de maior porte. Estes depósitos caracterizam-se pela alta permeabilidade, boas condições de realimentação e uma profundidade média em torno de 7 metros. A qualidade da água geralmente é boa e pouco explorada.
Hidrologia:
O município encontra-se com 100% do seu território inserido na Bacia Hidrográfica do rio Apodi - Mossoró.
Riachos principais: riachos: Pintada, Suçuarana, Carrapateira
Açudes: Diamantina, Volta Redonda, Fazenda Nova, Canta, Galo, Lourenço, Covas, Javari.
2.3 – Formação Vegetal
Floresta Caducifólia - vegetação que apresenta espécies e folhas caducas que caem no período seco.
2.4 – Solos
Solos predominantes e características principais:
Podzólico Vermelho Amarelo Equivalente Eutrófico - fertilidade natural alta, textura argilosa, relevo ondulado e forte ondulado.
Uso: são bastante cultivados principalmente com milho e mandioca. O aproveitamento agrícola deve ser limitado às áreas com áreas com menores declividades e o controle a erosão deve ser intensivo. Na área de Bruno Cálcico a utilização é feita basicamente com a pecuária extensiva e alguma cultura de palma forrageira.
Aptidão Agrícola: regular para lavouras, regular e restrita para pastagem natural, apta para culturas de ciclo longo como algodão arbóreo, sisal, caju e coco.
Sistema de Manejo: baixo e médio nível tecnológico onde as práticas agrícolas dependem do trabalho braçal e da tração animal com implementos agrícolas simples.
2.5 – Relevo
De 400 a 800 metros de altitude.
Serras: Luiz Gomes e Croatá
Depressão Sertaneja - terrenos baixos situados entre as partes altas do Planalto da Borborema e da Chapada do Apodi.
2.6 – Aspectos Geológicos e Geomorfológicos
O município está situado em área de abrangência das rochas metamórficas que compõem o Embasamento Cristalino, de Idade pré-cambriana Média, variando entre 1.000 - 2.500 milhões de anos, onde predominam granitos finos e grosseiros, de coloração cinza a rósea, gnaisses e migmatitos variados, xistos e anfibolitos, às vezes cortados por veios de quartzo e pegmatito. O município encontra-se sobre uma superfície plana elaborada por processos de pediplanação.
Gemas
Água marinha - é considerada a gema mais abundante e valiosa do Rio Grande do Norte, tanto pela quantidade produzida como pelo valor da produção. Geralmente, a água marinha é encontrada em bolsões de dimensões variáveis e formas irregulares, dispostos aleatoriamente no interior dos pegmatitos, intimamente associada ao berilo industrial. A cor mais frequente da água marinha do Estado é azul claro, sendo o azul médio mais valioso e menos comum. A água marinha pode ser límpida ou apresentar inclusões sólidas e líquidas diversas, sendo também quebradiça e sensível a pressão. O tratamento térmico à temperatura de 400°C torna a cor azul mais escura e homogênea, aumentando o valor.
Recursos Minerais Associados
Complexo Gnáissico-Migmatítico - rocha ornamental especialmente migmatitos utilizado em piso e revestimento; brita e rocha dimensionada utilizada para construção civil.
Nome do Município: Major Sales
Lei de Criação: n° 6.298 Data: 26/06/1992
Desmembrado de: Luiz Gomes
Microrregião do IBGE: Serra de São Miguel
Zona Homogênea do Planejamento: Alto Apodi
Índice de Desenvolvimento Humano: 0,630
Esperança de Vida ao Nascer: 68,646
2. CARACTERIZAÇÃO FÍSICA
2.1 – Localização, Área, Altitude da Sede, Distância em Relação à Capital e
Limites
Coordenadas Geográficas: latitude: 6° 24’ 22” Sul
longitude: 38° 19’ 26” Oeste
Área: 31,97 km², equivalente a 0,06% da superfície estadual.
Altitude da Sede: 306 metros
Distância em Relação à Capital: 427 km
Limites: Norte – José da Penha e Luiz Gomes
Sul – Paraná
Leste – Paraná e José da Penha
Oeste – Luiz Gomes
2.2 – Clima
Tipo: clima tropical chuvoso com verão seco e estação chuvosa adiantando-se para o outono.
Precipitação Pluviométrica Anual: normal: ...
observada: ...
desvio: ...
Período Chuvoso: janeiro a maio
Temperaturas Médias Anuais: máxima: 32,0 °C
média: 28,1°C
mínima: 21,0 °C
Umidade Relativa Média Anual: 66%
Horas de Insolação: 2.700
Nenhum comentário:
Postar um comentário